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 “Por vezes dá-se muito pouca atenção ao potencial que tem a cultura da escola para apoiar ou dificultar o ensino e a aprendizagem. No entanto, ela está no centro do aperfeiçoamento da escola. O desenvolvimento de valores inclusivos partilhados por todos e as relações de colaboração podem conduzir a mudanças. É através de culturas escolares inclusivas que as mudanças nas políticas e nas práticas podem ser mantidas pelos novos alunos e novos membros do pessoal.”

(Ainscow & Booth, 2002) 

 

A partir do princípio da inclusão esboçado pela Declaração de Salamanca onde prevê que as crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devem ter acesso às escolas regulares, através de uma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro das suas necessidades, as escolas seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios capazes para combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos. Torna-se então imperativo, como refere Ainscow (1997), que a educação regular e especial façam intercâmbio de práticas eficazes, a fim de criar escolas efetivamente para todos e capazes de equacioná-las como uma constelação de serviços para os alunos que carecem de ajudas diversas para aprender.

 

Actualizado em Terça, 02 Outubro 2012 11:54
 
 
 
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