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Natureza e Objectivos PDF Versão para impressão

Pessoal:

  • PessoalA educação pessoal, em primeiro lugar, do aluno dentro da comunidade, tendo em conta a capacidade, o interesse, o ritmo de aprendizagem e as circunstâncias familiares e sociais do aluno.

  • A dimensão humana da educação (merecedora de especial cuidado) enriquecendo e a superando as limitações que a tecnização - tecnocracia actual impõe à pessoa e à sociedade.

  • A educação da inteligência de modo a que conduza por si mesma ao conhecimento, compreensão e aplicação dos dados de qualquer problema ou situação concreta, bem como à análise e elaboração de sínteses pessoais, e à escolha das soluções mais adequadas, sem esquecer a influência da afectividade neste processo.

  • A educação para o diálogo entendida como a procura em comum da verdade e iniciação à participação activa na vida social, desenvolvendo-se neste contexto o espírito crítico e a capacidade para avaliar as pessoas, as situações e as instituições.


Social:

  • SocialA Educação sócio-comunitária numa entrega comprometida às exigências do mundo actual, desde a família até à comunidade internacional.

  • A Educação do sentido da justiça, considerando o respeito pelos outros e as verdadeiras relações humanas.

  • Educação socio-política, orientada para uma autêntica estima e espírito de serviço à comunidade nacional e seus valores: história, cultura, economia, problemas demográficos e sociais.

  • Educação para viver e intervir numa sociedade em transformação:

    • Consciência crítica e analítica da sociedade, para discernir as ambiguidades inerentes a todo o processo de formação social;

    • Sentido de progresso e esperança no futuro, atitudes de flexibilidade, compreensão, imaginação e risco;

    • Sentido internacional e da solidariedade universal, para descobrir as verdadeiras dimensões da grande família humana.


Religiosa:

  • ReligiosaA capacidade de participação em comunidades de testemunho, como lugares privilegiados para ouvir os apelos de Deus e como respostas vivas e existenciais às interrogações dos jovens.

  • A capacidade de opção de fé, proporcionando ao aluno a opção pelo comprometimento a nível da igreja local, explícito e progressivo.

  • A formação religiosa, no sentido duma caminhada conjunta do aluno com o grupo, evitando que esta resulte apenas num somatório de conhecimentos.
 
 
 
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